ApacheBooster é uma integração de dois ótimos recursos para se ter em seu servidor cPanel, Varnish e Ngix, juntos proporcionam o máximo de desempenho em seu servidor.

Varnish

Basicamente, é um proxy HTTP Reverso muito eficiente que armazena o conteúdo HTTP requisitado na memória RAM, fazendo com que o servidor não consulte e processe diversas vezes o mesmo conteúdo solicitado – e na maioia das vezes simultâneamente . No caso do Varnish, o servidor apenas busca em cache o objeto da requisição e o retorna ao usuário final de forma extremamente ágil. Todas as requisições são tratadas pelo arquivo de configuração que é compatível as expressões regulares do PERL (Perl Compatible Regular Expressions – PCRE) trazendo assim um leque de possibilidades de customização.

Nginx

Nginx [engine x] é um servidor proxy HTTP e reverso, bem como um servidor de proxy de email, escrito por Igor Sysoev desde 2005. Segundo a Netcraft em fevereiro de 2013 o Nginx foi considerado o maior servidor HTTP, responsável por 12,81% dos servidores de HTTP e IMAP/POP3.

O Nginx é um servidor web rápido, leve, e com inúmeras possibilidades de configuração para melhor performance.

Técnicamente, o Nginx consome menos memória que o Apache, pois lida com requisições Web através do conceito de “event-based web server”, já o Apache é baseado no conceito “process-based server”. Eles não são necessariamente “concorrentes”, Apache e Nginx podem trabalhar juntos! É possível diminuir o consumo de memória do Apache fazendo com que as requisições Web passem primeiro pelo Nginx. Desse modo, o Apache não precisa servir arquivos estáticos, e pode depender do bom controle de cache feito pelo Nginx.

As fontes e documentação são distribuídos sob cláusula 2 licença BSD-like.

Como instalar

Para instalar, siga os passos abaixo.

  1. Entre no seu SSH;
  2. Digite wget http://prajith.in/downloads/apachebooster.tar.gz
  3. Descompacte o arquivo apachebooster.tar.gz com o comando tar -zxf apachebooster.tar.gz
  4. Agora acesse o diretório apachebooster comando cd apachebooster
  5. E por fim, use a linha de comando bash install.sh ou sh install.sh

Espere o término da instalação, após o fim do procedimento acesse seu WHM e vá em Plungs, lá você obterá acesso ao Apachebooster.

Deixe uma resposta